quinta-feira, 16 de junho de 2011

Manchetes ambientais nos últimos dias

Absorção de carbono no futuro será menor que a esperada

Pesquisadores estudaram plantas em um ambiente rico em carbono (possível atmosfera do futuro, graças ao aquecimento global) e descobriram que elas não vão absorver tanto CO2 quanto os modelos climáticos estão prevendo – o que é pior ainda para o meio ambiente.

http://hypescience.com/absorcao-de-carbono-no-futuro-sera-menor-que-a-esperada/

__________________________

Emissões de carbono batem novo recorde

Parece que toda a discussão sobre o aquecimento global não tem surtido muito efeito. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as emissões de carbono relacionadas à energia aumentaram 5% em relação ao recorde anterior.

http://hypescience.com/emissoes-de-carbono-batem-novo-recorde/

_________________________

Clima: neva no Havaí em pleno verão

No último sábado, em estação quente no hemisfério norte, 15 centímetros de neve foram vistos no topo de uma montanha no Havaí – o evento é explicado por especialistas, que dizem que a “neve de verão” não é tão incomum assim.

http://hypescience.com/clima-neva-no-havai-em-pleno-verao/

_________________________

Sustentabilizável e Sustentabilizador

Este vídeo, atribuído à agência O2, mostra as trapalhadas de uma empresa que tenta “abraçar a causa da sustentabilidade”. É ficção, mas bem que esta caricatura capta os dilemas da agenda socioambiental no mundo corporativo ou ainda na cabeça de cada um.

http://pagina22.com.br/index.php/2011/06/sustentabilizavel-e-sustentabilizador/

_______________________________________

 Impacto sim, mas positivo

Instrumento poderoso, o turismo tanto pode acelerar a degradação como promover a conservação.  A segunda escolha é mais inteligente, até porque dela depende a sobrevivência do negócio a longo prazo. 

Com a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Brasil vive uma oportunidade ainda maior para fazer do turismo uma atividade de peso na economia do País.  E, ao mesmo tempo, dar corpo ao seguinte pensamento: a sobrevivência do negócio está atrelada à conservação do local – em termos ambientais, culturais, históricos – e à inserção social e econômica de quem vive da atividade turística.  Em outras palavras, isso também é sustentabilidade.

http://pagina22.com.br/index.php/2011/06/impacto-sim-mas-positivo/

___________________________

Desmatamento responde por 56% da emissão do efeito-estufa

O desmatamento na Amazônia Legal, que cobre nove estados brasileiros, subiu 27% segundo dados do satélite Deter, do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), representando 593 km² de terras, somente entre março e abril deste ano. Isso significa 444% a mais em relação ao mesmo período em 2010. Segundo Paulo Eduardo Artaxo Netto, que é professor doutor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, 18% da emissão de CO2 na atmosfera ...

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/desmatamento-responde-por-56-da-emissao-do-efeito-estufa

..............          .......................             ....................              .........................              ..............................

Dá para acreditar ainda que há solução? Que a humanidade resolverá?

Saudações amigos e amigas,

Carina Gonçalves

2 comentários:

  1. CADÊ A SOLUÇÃO????? FICO TÃO PREOCUPADA COM O NOSSO FUTURO... ACHO MELHOR NEM PENSAR MUITO... É POR ISSO QUE DIZEM QUE OS IGNORANTES SÃO FELIZES...

    ResponderExcluir
  2. Oi,Carina!Lendo seu post eu lembrei-me que ainda ontem eu me fiz essa pergunta e lembrei-me da frase de Gandhi "Seja a mudança uqe vocÊ quer ver no mundo."
    Se cada um de nós fizermos a nossa parte por menor que ela possa ser sim ainda há solução.
    Beijosss

    ResponderExcluir

Deixe a sua isca!