terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resíduos sólidos


País terá sistema de monitoramento de resíduos sólidos até 2013
          SINIR – Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos. Este é o monitoramento a que se refere a chamada acima. Em fase de estruturação pelo governo federal e anunciado ontem (24 Out. 2011) por Nabil Bonduki (secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente) durante debate promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.
      Segundo o secretário, os resíduos hospitalares já são monitorados quanto a sua destinação. Assim, o objetivo deste novo sistema é atender a todo resíduo sólido gerado no país. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – lei aprovada em 2010 – “prevê o encerramento dos lixões até 2014, bem como a criação de aterros sanitários ambientalmente adequados e a criação de cadeias de recolhimento e reciclagem de materiais”. O SINIR servirá de base de dados para tal fiscalização.
         Ainda ontem, um edital de financiamento para estados e municípios em fase de estruturação do plano exigido pela PNRS citada acima, foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
          Os links abaixo mostram a reportagem na íntegra no Jornal do Brasil e o edital do MMA:
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/10/24/pais-tera-sistema-de-monitoramento-de-residuos-solidos-ate-2013-2/

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/MEIO-AMBIENTE/145758-CAMARA-APROVA-POLITICA-NACIONAL-DE-RESIDUOS-SOLIDOS.html



http://www.mma.gov.br/sitio/
Saudações

Um comentário:

Deixe a sua isca!