“ESTE É, A NOSSO VER, O PECADO CAPITAL DA ESCOLA PÚBLICA MALDIRECIONADA: ASSUME O COMPROMISSO DE ENSINAR TODA A POPULAÇÃO A LER, MAS CUMPRE O COMPROMISSO PELA METADE. OS ALUNOS CHEGAM A LER, MAS APENAS DECODIFICANDO OS TEXTOS, SEM ALCANÇAR A COMPREENSÃO VERDADEIRA NEM, MUITO MENOS, A CAPACIDADE DE CRÍTICA. ILUDEM-SE COM O QUE LEEM, PORQUE ESTÁ IMPRESSO, ACEITAM TUDO QUE VEEM ESCRITO, NÃO SÃO AUTÔNOMOS DIANTE DO TEXTO (MOLINA, 1992, p. 11)”.
Voltando a falar da nossa educação, não pude deixar de trazer este trecho para o Pescador de Informação hoje. Em minhas leituras para a dissertação, encontrei esta verdade num livro de metodologia científica, cujo capítulo tenta nos ensinar a ler por completo...
Abaixo uma charge mostrando o lado do professor, que não justifica claro, mas explica um pouco do que acontece nas escolas. Governo, sociedade, profissionais da educação, alunos, de quem é a culpa?
REFERENCIA
JORNAL DA CIÊNCIA. [Charge] Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/charges.jsp>
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Na verdade é toda uma cadeia destrutiva. Começa pela falta de estrutura familiar, que joga na escola toda uma responsabilidade educacional pelos filhos, que por sua vez não tem apoio dessas próprias “famílias” e principalmente governamental , que não investe na educação para assim governar melhor essa família desestruturada.
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